menu x

A figura da mãe nas constelações familiares

eye-for-ebony-415494-unsplash

Nós já falamos sobre Constelações Familiares aqui no nosso blog e hoje vamos falar em especial do papel da mãe nessa prática terapêutica. A mãe é nossa ligação com a vida e representa nossa capacidade de tomar a vida para si. De modo que os modos como olhamos para nossas mães influenciam diretamente nos modos como olhamos para a vida.

Lembrar que nossos progenitores são pessoas comuns com desafios similares aos nossos é sempre muito importante, pois facilmente podemos cair na idealização de pais heroínos. Frequentemente, é quando chegamos à vida adulta que percebemos que o mistério ainda não foi resolvido e que tomar conta de nossas próprias vidas ainda é um trabalho a ser realizado.

Por isso, olhar para essa relação com a sua mãe pode ser um ponto de partida muito importante para avaliar os modos como você vem conduzindo sua vida e pensar novas possibilidades e perspectivas de caminho. Sempre lembrando que sua mãe é, antes de mais nada, uma mulher comum, com suas dores, suas paixões, seus desafios.

Desde bebês buscamos nossa mãe para suprir o que nos falta: o alimento, o calor, a segurança… e isso afetará diversos aspectos de como agimos no mundo conforme o nosso desenvolvimento. Porém, por vezes, essa relação com a mãe pode ter sido interrompida de algum modo e, até mesmo dificultada. Nesses casos, cabe à pessoa que se propõe à essa análise poder deixar com a mãe as consequências de suas decisões frente às criações de seus filhos e, assim, se liberar de possíveis traumas e buscar realizar algo de diferente. Não se trata de negar a mãe – pois negar a mãe seria negar a vida – mas, sim de reconhecer suas escolhas e ativamente buscar a liberação de seus efeitos.

Olhar para o relacionamento com nossos pais e reconhecer nossos papeis de filhas e filhos pode não ser tarefa fácil. Por isso a Constelação Familiar se mostra como uma possibilidade de realizar esse olhar de modo amparado e acolhedor. Você deseja refazer seus laços afetivos em busca de um caminho de cura?

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!