menu x

A força de Shiva e o equilíbrio da Dança Clássica Indiana

Dança Indiana Clássica

Que dança é essa?

Uma mistura de movimentos precisos, bem marcados e alinhados com a respiração, a Dança Indiana no estilo clássico Bharata Natyam pode ser uma verdadeira meditação em movimento. Esse estilo de dança tem origem no sul da Índia, data de mais de 5.000 anos e até hoje permanece viva na cultura indiana.

Uma das características marcantes da dança clássica indiana Bharata Natyam são as poses e posturas que lembram antigas esculturas da Índia. A posição das pernas e braços bem definidas e geométricas. O Ritmo é bem acentuado pela batida dos pés, combinando permanência, equilíbrio, flexibilidade e dinamismo.

A dança é composta por uma série de posturas e, assim como na prática do Yoga, cada postura possui um fim em si mesma. Na postura chamada Aramandi, por exemplo, os joelhos ficam apontados para os lados formando dois triângulos. Essa postura fortalece a musculatura das pernas e traz flexibilidade aos joelhos. Quando combinada com as unidade de movimentos, batidas dos pés no chão, torna-se um exercício fantástico para desenvolver resistência física.

Shiva Nataraja, o dançarino cósmico

Através deste estilo de dança é possível interpretar e dar vida à expressividade de Shiva, que é considerado o Rei da Dança. Para a crença Hindu, Shiva Nataraja, o dançarino cósmico, condensa em si o passado, o presente e o futuro. Shiva tem muitas  qualidades: o transformador, bondoso, mestre de todos os mestres, senhor dos animais.

É representado na dança com muitas poses vigorosas, uma variedade de mudras (gestos com as mãos) e expressão de sentimentos bem opostos, como ternura e bravura. Sua dança remete à criação do Universo e sua força condensa a destruição que abre espaço para a criação do novo. Ou seja, Shiva, representa a transformação enquanto sua dança, a bem aventurança.

Onde dançar?

Além de aulas semanais de Dança Indiana aqui no Panambi você também encontra Workshops de Dança que visam aprofundar estes e outros conhecimentos que abordam desde os elementos primordiais do Bharata Natyam, assim como da cultura indiana. Visite a nossa casa e conheça o trabalho da nossa professora Krsná Devi (Karla Mara R. Scherer)!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!