menu x

Como a descoberta de outros mundos possíveis pode nos levar ao bem viver

n-120570-unsplash

Continuando a história que começamos a escrever semana passada, hoje vamos falar porquê Cultura é um dos pilares da nossa Casa e o que isso tem a ver com bem-estar e bem viver.

Falar de Cultura não é nada fácil. Afinal, se trata de tudo! Desde os costumes mais simples empregados por nós no dia a dia, até a noção que temos de cultura enquanto um conhecimento mais elevado, muitas vezes tido como erudito. A questão é que para o Panambi, Cultura envolve história, conhecimento e experiência.

Nossas modalidades de dança são carregadas de história, pois remetem tanto às raízes culturais de outros povos, quanto representam esteticamente outros povos. Cada movimento ensinado é parte de uma teia muito maior. Cada gesto carrega consigo significados que vêm sendo transmitidos e transformados há séculos. Pense, por exemplo, na Dança Indiana. Praticamente uma meditação em movimento, alguns de seus gestos remetem a posturas de Yoga, que remetem a deuses hindus e, assim, contam histórias de mais de mil anos sobre a vida no Oriente.

Pense, então, na Dança do Ventre, cuja origem é tão antiga que se torna até mesmo impossivel rastreá-la. Uma dança milenar que através de suas músicas e personagens conta histórias de como os povos do Oriente lutaram para manter suas tradições vivas e em constante transformação. Veja, então, o American Tribal Style, uma dança moderna que misturou diferentes influências e surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e que contém uma série de movimentos codificados que permite que qualquer mulher que conheça essa dança possa dançar em conjunto, mesmo sem compartilhar de um idioma comum. E a dança de Fusão Cigana? Que tem influência tanto das danças árabes quanto da dança contemporânea?

Porém, não são apenas nossas modalidades de dança que fazem pensar elementos culturais. Práticas corporais tais como Yoga e Tai Chi também revelam as formas como outras culturas cuidam de seu próprio corpo e saúde. Por meio desse contraste, podemos tanto pensar nossos próprios modos de vida, quanto agregar novas costumes que venham a nos proporcionar bem-estar. Tal como as práticas terapêuticas revelam muito dos modos de cuidado de si da atualidade e, assim, também vão desenhando nossas experiências, nossa cultura.

Os movimentos e conhecimentos que compartilhamos com você no Panambi compõem novas experiências, ampliam horizontes e, com sorte, auxiliam você a expandir a compreensão de outros mundos possíveis. Mundos em que o caminho para o Bem-Estar e o Bem Viver se revelam bem mais simples do que a gente poderia imaginar!

Gostou de conhecer mais esse pedacinho da nossa história? Então vem pra cá que aqui na Casa nós prometemos compartilhar ainda mais com você!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!