menu x

Corpos em tribo – do indivíduo ao coletivo através da Dança Tribal

48376275_1958605187527510_2923944611913138176_n

Algumas semanas atrás a Professora e Bailarina Cintia Vilanova ministrou uma oficina chamada “Corpos em tribo – do indivíduo ao coletivo através da Dança Tribal”. Nesse momento foram trabalhadas uma série de reflexões sobre como a dança pode ser uma forma de entrar em harmonia consigo mesmo e também com as pessoas que vivem ao nosso redor. No post de hoje vamos compartilhar alguns desses pensamentos!

Mas para quem está chegando agora, é preciso dizer que o American Tribal Style® é um estilo de dança criado para ser dançado em grupo de modo improvisado. Engana-se quem pensa que nesse grupo é cada um por si! Todos os movimentos da dança são sincronizados.

Improviso em grupo e sincronizado? Como assim?

A sincronia, para além da delícia de se estar dançando junto, é uma das buscas dessa dança. Para que o improviso em grupo dê certo e a dança em grupo aconteça de forma harmoniosa, uma série de técnicas são aprendidas e treinadas em aula. Mas o que seria da técnica sem o desejo sincero de colaboração do grupo?  

Na dança tribal, a linguagem corporal e visual é fundamental para sinalizar as mudanças de movimento. Uma virada de cabeça, ou uma mudança de nível, servem como códigos para que as bailarinas comuniquem-se entre si. Isso tudo, somado ao espírito de colaboração construído entre as bailarinas, é o que permite que a dança flua de uma forma que seja confortável e aprazível tanto para quem está dançando, como para quem está assistindo. 

Como liderar no improviso?

Toda dança é conduzida por uma líder. É preciso que a alma colaborativa fale mais alto e que o comportamento da líder saiba acolher as demais bailarinas e, assim, transmitir a dança a ser realizada. 

Parando para pensar, você não acha que viver harmoniosamente em sociedade não é como uma grande dança? Será que nossa dança não pode se tornar mais bela, livre e alegre se nos dedicarmos a viver de uma forma que seja mais colaborativa?

Até a nossa próxima dança 😉

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!