menu x

Hatha Vinyasa Yoga: descubra se essa modalidade é a melhor para você

hatha_vinyasa

Se você mora em Florianópolis, certamente já conversou com alguém que pratica, ou já praticou, alguma modalidade de Yoga. Essa prática corporal que, na verdade, engloba toda uma filosofia de vida, vem crescendo no Brasil e a Ilha da Magia parece reunir um bom número de praticantes, uma vez que muitas pessoas que aqui vivem se sentem atraídas pela busca por uma boa qualidade de vida. Atualmente existem inúmeras escolas e diversas modalidades de Yoga para escolher. Porém, diante de tantas opções, algumas pessoas sentem dificuldade em identificar a prática que melhor se adequa à sua busca. Por isso, hoje vamos esclarecer algumas diferenças entre as modalidades de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga e Hatha Vinyasa Yoga

Como toda prática de Yoga, o Hatha Vinyasa Yoga também busca, através de posturas corporais (ásanas) e exercícios respiratórios (pránáyámas), trabalhar a conexão do corpo com a mente. Para além das premissas básicas de aumentar a flexibilidade do corpo e tranquilizar os pensamentos, a prática do Yoga também tem como intuito colaborar para o ganho de força muscular, melhoria da circulação sanguínea favorecendo a limpeza do corpo e a purificação dos órgãos internos, assim como o combate a problemas recorrentes como insônia e ansiedade.

Mas afinal, no que difere o Hatha Vinyasa das outras modalidades de Yoga? Primeiro é importante lembrar que essa modalidade é uma fusão das práticas de Vinyasa Yoga e Hatha Yoga. Por isso, vamos revisar rapidamente alguns propósitos: A palavra vinyasa significa, em sânscrito, “colocar em ordem”, “dispor em sequência”. De modo geral, essa prática é associada à conexão da respiração com movimentos específicos e remete a uma sequência pré-determinada de posturas que têm como objetivo preparar gradualmente o corpo para posturas mais avançadas. Desse modo, o Vinyasa Yoga aponta para uma prática com movimentos um pouco mais dinâmicos que o Hatha Yoga. Já essa última prática tende a priorizar um tempo maior de permanência em cada postura, trabalhando força e flexibilidade ao mesmo tempo. Um dos muitos significados da palavra hatha indica o equilíbrio entre as forças, assim como o equilíbrio entre as energias do sol (ha) e da lua (tha).

Assim, o Hatha Vinyasa Yoga se revela um estilo de Yoga dinâmico e fluido que une as técnicas milenares do Hatha Yoga com a forma fluida de praticar o Vinyasa. Essa combinação entre movimento e respiração pode ser considerada uma meditação em movimento. É uma boa indicação para pessoas que buscam o “caminho do meio” e uma prática que combine tanto movimento, quanto permanência.

Porém, a única forma de saber se você de fato se identifica com essa modalidade é fazendo uma aula experimental! Abrir-se a novas experiências é uma forma de elevar nossos níveis energéticos e de bem estar. Esperamos que você possa encontrar a modalidade de Yoga que te traga a melhor experiência física e mental e que una, ao mesmo tempo, conforto e desafio.

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!