menu x

Dicas de como cuidar da sua saúde mental

yoann-boyer-157641-unsplash

Perceber como o estresse afeta a nossa saúde mental pode não ser fácil, mas aos poucos, o nosso corpo nos envia pequenos sinais de que precisamos de cuidado. É preciso estarmos atentas. Um aperto no peito, uma angústia sem razão aparente, uma preocupação desproporcional por coisas ou atividades que não nos preocupavam antes… Você sente ou reconhece algum desses sintomas acima?

Reconhecendo o problema

Geralmente, se perceber é o primeiro passo. Conversar consigo mesma e buscar compreender: o que estou sentindo? O que está provocando estas sensações em mim? Conversar com pessoas próximas e de sua confiança também é um bom caminho. É nesses momentos de troca e conversa que temos a oportunidade de reconhecer que não estamos sós e que, em alguma medida, todas nós passamos por momentos de estresse em nossas vidas.

Concentre-se na palavra “momentos”. Tudo é impermanente e passageiro nessa vida. Por isso, ao reconhecer que você está passando por algum momento de estresse, lembre-se: tudo nessa vida passa. Entretanto, sabemos que não basta cruzar os braços, se afundar em sofrimento e achar que de um dia pro outro tudo irá passar como num passe de mágica. A capacidade de transformação passa por nossas mãos também.

Não fique parada

Cuidar da nossa saúde mental é uma forma de se manter atento aos modos como as dinâmicas do dia a dia afetam nossas vidas. Procurar o auxílio de terapeutas e profissionais especializados quando necessário pode ser um bom caminho. Além disso, realizar práticas corporais que contribuam para uma conexão com o momento presente, também pode contribuir para o seu bem-estar. Seja a dança, o yoga, o tai chi ou uma corrida – a prática com a qual você se identificar – é de suma importância que você encontre a atividade que lhe permita suar as toxinas e escoar as tensões.

Saúde mental também se trabalha no afeto e no acolhimento. No reconhecimento de que não precisamos nos impor metas impossíveis e de que não precisamos ser e estar produtivas o tempo TODO. Há momentos em que o melhor que você pode fazer é NADA. Ou, melhor, respirar e aceitar o tempo da calma. Já dizia o ditado: quem quer ir rápido vai sozinho, mas quem quer ir longe, vai junto. Quem sabe, com calma vamos mais longe 🙂

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!