menu x

“Será que eu devo fazer terapia?”

youssef-naddam-1144792-unsplash

Em algum momento você já se perguntou se deveria fazer terapia, mas ficou em dúvida se realmente precisava disso? Hoje vamos falar um pouco sobre porque procurar um psicoterapeuta para trabalhar algumas questões da sua vida.

É perfeitamente legítimo que, por vezes, você se sinta estressado, ansioso ou, até mesmo, triste. Todo mundo passa por isso às vezes, pelas mais diversas razões. Seja por problemas de relacionamentos, frustrações com o trabalho e estudos, ou até mesmo a perda de um ente querido.

Entretanto, é possível que pequenas frustrações do cotidiano se tornem insustentáveis, a ponto de ser uma sobrecarga na sua vida. Se você percebe, por exemplo, que o estresse está afetando suas relações e suas formas de ser no mundo, para além de uma medida saudável… Talvez seja hora de procurar um profissional. Reconhecer a necessidade de ajuda é o primeiro passo.

É claro que encontrar os amigos e amigas para conversar também pode ajudar a aliviar algumas das tensões do cotidiano. Porém, algumas vezes, é importante poder contar com uma opinião “neutra”, de alguém que não faça parte do seu ciclo de relações e com quem você consiga se sentir à vontade para se abrir, sem medo de julgamentos.

Um trabalho terapêutico, baseado no diálogo, é um trabalho com via de mão dupla. É preciso que profissional e paciente estejam alinhados e dispostos a investir o tempo necessário para a construção de uma relação de confiança. É absolutamente normal que você experimente algumas sessões com diferentes profissionais até encontrar um ambiente com o qual você se sinta mais confortável.

Uma vez que essa relação esteja estabelecida, a terapia poderá contribuir para: sua melhor compreensão de si mesmo; para a análise de problemas sob outros pontos de vista; compreensão de suas emoções; construção de alguns limites; reconhecimento de suas potencialidades, entre outras questões.

Por isso, lembre-se: é absolutamente legítimo se sentir sobrecarregado e pedir ajuda de um profissional para lhe ajudar a “fatiar” os problemas e lidar com as mais diversas situações. Um bom trabalhoa de terapia pode trazer mais leveza para a sua vida.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a clarear algumas questões. Como dica de leitura complementar nós indicamos a matéria da Revista Saúde que traz alguns dados bem interessantes para pensar 🙂

Até a próxima!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!