menu x

Tai Chi Chuan, Chi Kung e ansiedade

ARY_1472

Vamos aprender um pouco mais sobre práticas da Medicina Tradicional Chinesa e como essas podem nos ajudar a controlar os níveis de ansiedade? Com vocês, a palavra do nosso professor de Tai Chi Chuan, Daniel De Moraes Ferreira:

Tai Chi Chuan e Chi Kung

Quantos de nós atualmente teríamos a ousadia de dizer que não somos ansiosos? A ansiedade se manifesta de muitas formas e em diferentes graus. Hoje em dia eu tenho momentos de ansiedade, mas já sofri gravemente disto, aliada a uma severa depressão. Mas o que tem a ver ansiedade com Tai Chi Chuan e Chi Kung?

O Tai Chi Chuan é, na sua raiz, uma arte marcial, embora pareça, muitas vezes, mais um balé do que uma luta. O Chi Kung é um nome genérico que engloba inúmeras práticas que trabalham nossa energia vital, nosso fôlego de vida. Tanto o Tai Chi Chuan (Taijiquan) quanto o Chi Kung  (Qigong) nos conduzem em sua prática a estados bastante tranquilos e relaxados. Mas não se precipite, este relaxamento não é um esmorecer do corpo e da mente. Enquanto praticamos estamos num estado misto de elevada tranquilidade e grande atenção. Esta atenção requerida é muito parecida com a sensação de quando estamos meditando. Uma boa aula de Tai Chi Chuan e Chi Kung é simples, mas pede um pouco de atenção. Na verdade pede toda nossa atenção.

Ao dedicarmos nossos pensamentos e emoções junto com os movimentos corporais calmos estamos nos abstraindo de quaisquer outros pensamentos. Estamos presentes. Este estado de presença, de estar de corpo, alma e espírito exatamente onde estamos aplaca qualquer ansiedade que possamos ter. Claro, os resultados não são instantâneos, mas para mantermos a mente e o corpo livres do excesso de ansiedade precisamos aprender a cultivar esta tranquilidade no nosso dia a dia.

Benefícios da prática

Eu tive, e até hoje tenho, experiências excelentes neste aspecto. Desde adolescente possuia muitos traços de isolamento, irritabilidade e depressão. Por alguns períodos da minha vida tive graves quadros de depressão. Inclusive, certa vez, cheguei a passar um ano inteiro isolado num apartamento devido a um estado depressivo muito forte. Há doze anos, quando tive meu primeiro contato com o Tai Chi Chuan e o Chi Kung, através do Mestre Li Hon Shui, eu me encontrava bastante deprimido, sem poder trabalhar, pesando 15 quilos a mais do que peso hoje e quase sem nenhuma perspectiva de futuro. Eu não via saída. Na primeira aula tive uma ótima impressão do mestre e de suas práticas. Na segunda aula eu saí “levitando”, tamanho o estado de relaxamento e bem estar. Em oito meses eu havia emagrecido 10 quilos.

Aos poucos, os exercícios tranquilos, que moviam meu corpo e minha respiração, foram me trazendo autoconfiança, autoestima, diminuindo meu peso a níveis saudáveis, aumentando minha imunidade, melhorando meu sono, e diminuindo drasticamente a ansiedade que eu tinha. Todo este bem estar ajudou-me a melhorar muito a minha relação com a família e com as pessoas em geral.

Tai Chi Chuan e Chi Kung são muito recomendados para pessoas sedentárias (que era o meu caso na época) que estão buscando uma atividade prazerosa, mas também pode surpreender aqueles que já possuem o hábito de atividades físicas mais intensas. Afinal, para além do corpo, esta prática trata também do encontro da paz de espírito em si mesmo. Então, vamos praticar?

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!