menu x

Tambor, o instrumento do coração

judy-fong-639428-unsplash

No post de hoje vamos falar sobre o tambor, esse instrumento que nos acompanha desde as mais remotas eras da humanidade e que ao longo de milênios vem sendo utilizado em celebrações festivas, de guerra ou de cura. Afinal, esse instrumento, presente nas mais variadas culturas e religiões, imprime ritmos diretamente ligados às emoções humanas.

Quem nunca experimentou transformar seu estado de espírito após ouvir uma boa música ou dançar ao som de uma batida intensa – como a de um tambor?

A terapia Bioenergética reconhece que através da vibração, o som movimenta a energia do que está bloqueado e, assim, ajuda a dissolver áreas de tensão emocional e até muscular.

“A vibração está presente no funcionamento de nosso organismo, os pulmões vibram para respirarmos, os batimentos cardíacos são movimentos vibratórios do coração, a fala se fundamenta na vibração das cordas vocais e os movimentos humanos envolvem oscilações de braços e pernas.” Fonte: https://bit.ly/2ITznMh

De grande importância em cerimônias xamânicas, o toque do tambor é fundamental para sintonizar o nosso coração com a Mãe Terra e assim aterrar nossa mente, corpo e espírito. Diz-se que o tambor catalisa as energias que estão a nosso dispor no Universo e que seu som facilita a conexão de qualquer pessoa com seu mundo interior e seus ritmos do corpo.

Nas músicas orientais árabes que são dançadas aqui no Panambi, o som de tambores conhecidos como tabla, darbuka e/ou derbak são os resposáveis pela estrutura ritmica musical. É ao som desses tambores que buscamos sintonizar nossos corpos e mobilizar nossas energias por meio da dança.

Pensando que, desde nossa vida uterina, estamos habituados a ouvir o som da batida do coração de nossa mãe e a conviver com esse ritmo, não surpreende que o tambor seja esse instrumento poderoso que atravessa tempos e culturas!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!