menu x

Você está mesmo respirando?

ARY_3126

“Calma, respira.”

Quantas vezes você já não ouviu a frase acima em situações de estresse? Muitas vezes, é nessa hora que nos damos conta do quão desconectados de nossa respiração estávamos.

Observe a respiração dos bebês quando eles estão dormindo, movimentam a barriga para cima e para baixo, como se fosse um balão enchendo e se esvaziando de ar. Isso  ocorre porque os bebês usam instintivamente o diafragma quando respiram. Essa é a nossa respiração natural, mas devido as tensões emocionais, com o passar do tempo, desaprendemos a respirar corretamente e passamos a acreditar que respirar pela boca é a melhor opção, tornando a respiração curta.

Como a respiração afeta nosso bem-estar

Quando estamos tensos usamos muito pouco nossa capacidade pulmonar, pois não utilizamos corretamente a musculatura do diafragma. Mas tem algo muito importante que precisamos lembrar sobre a respiração: ela tem grande influência nos nossos pensamentos e emoções em nosso dia a dia.

Por exemplo, repare que quando você está muito agitado, estressado, sua respiração fica bem rápida. Essa respiração não nos deixa pensar claramente e nem mesmo nos concentrar profundamente em qualquer tarefa. Lembra aquela frase que todos falam quando estamos nervosos ou estressados? Respire fundo! Então, neste momento, você pode mudar seu humor fazendo a respiração diafragmática, com longas inspirações e exalações. Aos poucos você vai mudando a sua frequência cardíaca, se acalmando, oxigenando o cérebro e recuperando sua clareza mental.

Yoga e respiração

O controle da respiração é parte essencial do yoga e através dela conseguiremos relaxar e nos trazer uma sensação de bem-estar físico e mental. Quando executamos as diferentes posturas de yoga (ásanas) elas nos induzem naturalmente a respiração diafragmática e nos levam ao resultado desejado.

Portanto, a respiração diafragmática é uma das ferramentas poderosas para o gerenciamento do estresse e ansiedade. Se você deseja conhecer mais ferramentas de como controlar seu estresse e ansiedade no seu dia a dia, faça uma aula experimental de Yoga e busque perceber os efeitos que a prática tem sobre o seu corpo e a sua mente.

Texto produzido pela Professora de Tantra Yoga e Dança Indiana: Karla Mara R. Scherer

Fonte de Informações: http://tantrayogamoverjuntos.blogspot.com

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!