menu x

Agosto Lilás e a Igualdade Feminina

agosto_lilas

Você sabia que no dia 26 de Agosto é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina? Essa data marca a celebração pela conquista – e constante luta – pelos direitos equitativos entre homens e mulheres. 

Esse dia remete à 26 de agosto de 1789 quando, durante a Revolução Francesa, foi elaborado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Inicialmente, o Art. 1° apontava que: “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum”. Foi somente após a Segunda Guerra Mundial que a Declaração foi retificada para: Art. 1º. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Art.2º Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

O mês de agosto também é marcado como o Agosto Lilás, pois este é o mês em que foi aprovada a Lei Maria da Penha. Precisamos nos conscientizar e lutar pelo fim da violência contra a mulher. A violência de gênero pode acontecer em qualquer lugar e, enquanto mulheres, precisamos estar unidas para sermos capazes de nos fortalecer e denunciar os casos de violência sofridos. 

Agora que concluímos nosso breve relato histórico, fica o convite para pensarmos sobre como vivemos e lutamos pela Igualdade Feminina no nosso dia a dia, assim como buscamos enfrentar os casos de violência. Ao longo das últimas décadas conquistamos o direito ao voto, a entrada no ensino superior, ao mercado de trabalho, à vida política… Entretanto, muitas mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens, mesmo ocupando os mesmo cargos, assim como enfrentam dificuldades em se inserir novamente no mercado de trabalho após uma gestação. 

No dia 31 de Agosto acontece no Panambi o encontro bimensal do Chá das Deusas e a temática da vez é a Igualdade Feminina. Vamos nos reunir e conversar sobre essa temática! Conversar sobre como vivemos a diferença e a igualdade nas nossas atividades cotidianas. Além de pensarmos sobre como podemos fortalecer outras mulheres e, juntas, encontrarmos mais equilíbrio no mundo em que vivemos!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!