menu x

O que eu preciso para começar a praticar Yoga?

yoga-florianopolis
Se você esperava uma resposta como “flexibilidade” ou “tranquilidade” para a pergunta acima, você não vai encontrá-la aqui. A verdade é que, desde que comecei a praticar Hatha Yoga, há mais de cinco anos, venho escutando amigos e conhecidos dizendo que são estressados demais ou “duros” demais para sentar sobre um tapetinho. Com olhar surpreso, sempre comentam algo como: “Que incrível que você faz Yoga, eu adoraria, mas sou muito ansioso para isso e muito travado!” Como se flexibilidade e calma fossem pré-requisitos para a prática! Caso você tenha se identificado com o discurso acima, por favor, fique um pouco mais comigo neste texto. Quero esclarecer porque Yoga é para todos e como pode ajudar justamente quem se diz ansiosa ou ansioso.
Você não precisa de nada além de vontade e de entrega para dar início à sua prática. E quando falo em entrega, estou falando sobre se permitir um momento para cuidar de seu corpo, seus pensamentos e, por que não, de suas emoções. Como tudo na vida, você também vai precisar de um pouco de comprometimento (para consigo mesmo) e disciplina. Por isso, em um primeiro momento, sugeriria dar início à prática em alguma escola ou estúdio. Pois quando nos comprometemos a realizar algo com outras pessoas envolvidas, as chances de não desistirmos são maiores do que tentar praticar sozinho em casa. Além disso, um bom professor poderá guiar você durante toda a prática, sugerir posturas mais adequadas para sua condição física e evitar que você realize posturas que possam causar alguma lesão, caso você apresente algum desvio de coluna, por exemplo.
yoga em florianopolis

Yoga em Florianópolis

 

O Yoga vai muito além das posturas, chamados de ásanas, que vemos por aí e está longe de ser uma acrobacia. Existem posturas mais avançadas que, após certo tempo de prática, você provavelmente vai querer se desafiar a fazer. Porém, não são os ásanas “contorcionistas” que vão lhe trazer a paz de espírito. Para além de uma prática corporal, o Yoga é uma filosofia e um de seus objetivos é o aquietamento da mente. Os ásanas têm o papel de preparar o seu corpo para a meditação, o momento em que você recolhe as flutuações mentais e abre espaço para ouvir o que seu coração tem a dizer.
O problema dos dias atuais, geralmente, está relacionado ao fato de que pouco nos conectamos com nós mesmos. Deixamos que a rotina agitada se imponha sobre nossas vidas sem perceber que a vida está passando. O momento em que aquietamos nossas mentes e ouvimos nossos corações é a chance de verificar se estamos contentes com o que estamos realizando, de lembrar de nossos sonhos e de reconhecer – sem medo – a necessidade de alguma possível mudança que estejamos precisando. Por isso tudo, e mais um pouco (que não cabe aqui agora escrever), é que reforço que Yoga é sim para todos – especialmente para os ansiosos. Afinal, os ásanas podem ser adaptados à todas as condições físicas e, quando combinados com os exercícios respiratórios, nos auxiliam a acalmar a mente e encontrar o estado de paz de espírito que tantos de nós buscamos.
Espero que depois desse texto você se sinta ao menos encorajado a fazer uma aula experimental. Tenho certeza que você não vai se arrepender! Continue acompanhando o blog do Panambi para conhecer mais sobre o benefício desta e de tantas outras práticas corporais.
Namastê!
Virgínia Rodrigues
Professora de Hatha Yoga

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!