menu x

Será que a dança indiana é para mim?

51437984_2015487665172595_186717411066511360_n

Acha linda a Dança Indiana, mas não sabe se esse desafio é para você? Então, confira o relato da professora Krsná Devi sobre como foi o início dela nessa prática:

Quando fui para uma aula de dança indiana  pela primeira vez, era do estilo clássico indiano, Bharatanatyam, o mesmo que eu ensino hoje. Eu tinha certeza que iria dar continuidade, a Dança Indiana era tudo que eu sonhava no universo da arte. Uma dança super expressiva, cheia de mistérios, de forte espiritualidade, símbolos e muito desafiadora para o desenvolvimento corporal. 

 

Mas não minto, minhas primeiras aulas foram difíceis, eu não conseguia entender as sílabas e ritmos que a professora cantava e meus movimentos ficavam atrasados na velocidade mais rápida. Minha boa concentração adquirida através da prática do Yoga me ajudou neste processo. E, aos poucos, a própria dança foi me proporcionando uma sensação de presença e conexão com o ritmo. Então eu fiquei, superando limites a cada aula, pratiquei, pratiquei …e aqui estou hoje, ensinando.

Muitas pessoas me falam que acham linda essa dança, mas muito difícil!!! Realmente, devido a complexidade de movimentos e símbolos tão diferentes das danças que conhecemos popularmente, posso dizer que a dança Bharatanatyam e outras danças do estilo clássico indiano, não são das mais fáceis. Mas persistir neste estilo vai depender do que você realmente está buscando desenvolver.

Alguns buscam uma diversão e resultado imediato e isso nem sempre acontece, e por quê? Porque precisamos permitir a superação de limites físicos e mentais, ter paciência e pensar que estamos no caminho, lapidando um diamante. Neste mundo onde tudo acontece tão rapidamente, parece muito contrastante, né?

Lembro quando perguntei para minha prof. Por quanto tempo ela havia praticado a dança para dançar tão bem! Ela respondeu: 10 anos! Pensei… “Puxa minha jornada é longa”. Porém, hoje entendo que o tempo é relativo, claro que não vamos nos tornar dançarinas profissionais em 6 meses, mas podemos sim sentir satisfação e colher bons resultados mesmos fazendo aula por 6 meses ou menos. 

Então, se você se sente atraída por essa dança, te convido a experimentar, mas não apenas fazer uma única aula, porque você precisa de tempo para assimilar as coisas, conhecer seus limites, aceitar, superar e desfrutar!

Sobre nós

Somos uma casa de Cultura e Bem Estar no bairro Santa Mônica – Florianópolis. Conheça nossas atividades, Práticas Corporais, Dança, Yoga, Massoterapia e outras Terapias integrativas.

Nossa missão é INSPIRAR o autoconhecimento e a transformação pessoal em um ambiente acolhedor e com atendimento personalizado. Bem vind@s a nossa Casa, e lembre-se de vir nos visitar no Santa Mônica – Florianópolis!